Achou alguma coisa estranha na exclamação da linha acima? O erro está além da etimologia da ortografia do português, para encontrar o proposto é preciso pesquisar mais fundo na psicologia humana.
A frase negativista evoca um sentimento deteriorante, o grande problema das pessoas, e que muitas vezes foi o meu próprio erro, é querer viver em um falsa depressão, ou um sentimento de inferioridade que nunca existiu, ou se existiu foi só no mundo particular.
E isso eu não descobri de uma hora para outra, como em uma epifania – que as vezes acontece, mas sim que tenho aprendido aos poucos no meu atual relacionamento, e tenho amadurecido. Pois isso faz parte da vida e do crescimento psico-social de cada um, então se você ainda está no nível inferior, cuidado com este post, pois contém spoilers.
É se entregar tanto para uma pessoa e pensar que a sua alegria vai depender totalmente dela, mas esquecemos que a vida é feita de momentos, que podem durar ou não, e o problema está em querer que tudo dure para sempre ou querer que tudo passe rápido demais.
Entendeu a profundidade das duas diferenças e as semelhanças nos seus significados?
Pois bem, explico.
Uma coisa nunca vai durar tanto quanto a eternidade que sua mente imagina se você não estiver preparado para sentir. Quando queremos que aquele sentimento dure para sempre, não estamos prontos para entender que um sentimento é condicionado pela pressão externa e interna que estamos expostos, além de outros fatores totalmente influenciáveis.
Querer que o tempo passe rápido é outro problema. Poderíamos neste tópico desenhar um raciocínio que provavelmente a origem de 50% de toda dor de cabeça do mundo tenha esta raiz.
O tempo, ou não saber viver o tempo, é um problema dos grandes. Mas porque o tempo está relacionado com a exclamação inicial? Bom, primeiro que, nós depressivos, passamos o tempo todo nos colocando em pontos negativos, e aproveitamos somente 15% ou menos nos elogiando. Não que elogiar o tempo todo seja o correto, mas só de imaginar que você está fazendo algo legal, já é o primeiro passo, e principalmente reconhecer os seus valores como únicos.
Depois deste post eu tenho uma só certeza, a depressão é iconica. Ela com certeza vai aparecer, o importante é saber sair dela com toda a clareza com que entramos nela.
E se isso não acontecer é preciso ter uma consciência bem limpa de que a tristeza é algo participante da vida humana. Como uma bateria que para funcionar precisa ter o lado positivo e negativo, temos a felicidade e a tristeza. A gritante diferença é que a bateria aprendeu a usar essas diferenças para gerar energia.
É de se pensar: que se chegou na depressão, força porque o próximo morro é mais alto!
Fases, apenas uma das tantas que teremos na vida.
CurtirCurtir