No primeiro final de semana de 2018, fomos conhecer as ruínas de San Ignacio Mini, uma das maiores reduções jesuíticas , também chamadas de missões jesuíticas.

Sabe quando você arranja um monte de desculpa para fazer o que realmente quer? Foi assim com San Ignácio, as ruínas ficam pertinho de Foz do Iguaçu, mas sempre fui deixando para trás. Até que um amigo me propôs fazermos uma viagem e eu logo pensei “Vamos para Posadas e damos um pulinho em San Ignacio”. Foi uma surpresa e das boas!


É engraçado, pois quando se chega em San Ignacio, uma pequena cidade do interior da Argentina, parece não haver nada por ali, mas as ruínas ficam bem no meio da cidade, envolta pela mata missioneira.

Existem guias em espanhol e inglês, porém o passeio dentro das antigas reduções pode ser auto guiado. A cada passo que você dê, existem dispositivos que contam as histórias e curiosidades em vários idiomas.

As reduções foram criadas pelos jesuítas em toda a américa, com objetivo de catequizar os índios e formar uma espécie de comunidade, onde brancos e índios viviam em paz.

“O sistema missioneiro buscou introduzir o cristianismo e um modo de vida europeizado, integrando, porém, vários dos valores culturais dos próprios índios”

Para quem curte história, como eu, é um resgate incrível dos acontecimentos de aproximadamente 3 séculos atrás.

Se você está de carro, pegue a Ruta 12 e siga até encontrar a pequena cidade de San Ignacio, que fica pertinho de Foz do Iguaçu. Atenção para os equipamentos de segurança, que são solicitados pelas autoridades argentinas, assim como o seguro carta verde, que pode ser adquirido em Foz do Iguaçu. Existe também um pedágio de 20 pesos argentinos, por isso leve pesos.

Eu recomendo a locadora de veículos Igufoz, que tem ótimos preços com boas coberturas. Nunca se sabe o que pode acontecer, e além de ser obrigatório, é ótimo para se acontecer algo.

O valor da entrada no parque é de aproximadamente R$ 70, mas deve ser pago em pesos argentinos, algo em torno de P$ 300.

A entrada em San Ignacio Mini ainda dá direito a você visitar as outras reduções argentinas em um período de 7 dias. Assim que você acessa o parque, eles dispõem de mapas mostrando a localização das outras ruínas na província de Missiones.  

Em San Ignacio ficamos hospedados na pousada Brizas del Norte. Aconteceram algumas coisas com a reserva e não nos entregaram o quarto Luxo Privado Suíte, que seria uma cabana, mas no fim o quarto era bom e confortável, incluindo uma cozinha grande. O valor da diária foi de aproximadamente R$ 180 + taxas.

A pousada ainda contava com um restaurante anexo, o que facilitou as nossas refeições, e com uma piscina bem gostosa para refrescar os dias quentes missioneiros.

Se você mora em Foz do Iguaçu e região ou está marcando a suas férias na tríplice fronteira, não pode deixar de conhecer as ruínas de San Ignacio Mini. Espero que seja uma grande e boa surpresa para você assim como foi para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s