Se entregar é a maneira de manter tudo em calma? Então, mostrar que você pode ser outra pessoa é a forma mais racional possível. É o que diz Scorsese no seu mais recente filme com Leonardo Dicaprio.
O roteiro de Laeta Kalogridis é insano, daqueles que chama o espectador para a briga de pensamento, reviravolta e um misto de desespero e fúria.
O filme foi baseado no grafhic novel de Dennis Lehane, mas a adaptação do cinema não segue a mesma estética criada pelo autor. Scorsese usa da sua iluminação para dar uma atmosfera mais pessoal ao seu trabalho.
Foi uma ótima escolha de Dicaprio, que tem se dedicado a filmes psicológicos e intimistas, mas sem esconder a preferencia pelos filmes de ação, desde Diamante de Sangue de Edward Zwick.
As cenas são cortadas e remixadas e dão a impressão de cortes súbitos ao longo da história, com morte, cenas de guerra e muito sangue, de graça.
Ilha do Medo, título usado impropriamente na tradução portuguesa, porém que poderia entregar toda a magia do filme se fosse usado a tradução de Shutter, usado no nome oficial em inglês.
Ódio púrpuro e iluminado, sangue de inocência e racionalidade. Qualquer forma de loucura, qualquer tipo de pensamento influente.
O ápice do filme é quando em um diálogo com os personagens Teddy Daniels e a personagem principal do enredo, a desaparecida paciente do hospital psiquiátrico, revelam “Depois que é considerado louco toda a racionalidade sua é prova da loucura”, frase que é desenvolvida no desenrolar do roteiro.
A partir daí, absurdidade geral, loucura e remédio são temas envolventes e reveladores. Até descobrir, atente-se para o spoiler, que a “Ilha do obturador” é realmente o que Danniels não queria que fosse, uma clínica para a sua loucura.

Um comentário em “Um tratado sobre a realidade em a Ilha do Medo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s