O design gastronômico

O termo “design” é muito usado na comunicação para idealizar algo relacionado a criação e elaboração de campanhas. Um design clean, por exemplo é uma marca registrada dos produtos da Apple.

Mas o design está em todas as partes. Na forma como nos relacionamos com as pessoas: é o design interpessoal. Na forma como a cidade está estabelecida: é o design urbano.

Assim, design acaba sendo um termo voltado para a forma como o homem se relaciona com o desenho. E como o homem se relaciona com a gastronomia?

É o design gastronômico.

O design gastronômico começa quando o empreendedor pensa no conceito do restaurante. E isso tem que ser na planta, ou seja: no começo de tudo. A cor das paredes. A decoração. O estilo da gastronomia que será ofertada e até a montagem do prato.

Tudo em um restaurante é um conceito que deve seguir um fluxo.

Você sente uma ruptura neste design quando faz indagações sobre a estrutura do restaurante em relação com o tipo de prato servido. Ou quando o conceito do restaurante é legal, mas o serviço é péssimo

O design gastronômico é algo que conquista não só pelo paladar, mas pela experiência em 360º. Que te submerge por completo.

Que Foz do Iguaçu tem muito a aprender com o design gastronômico, isso não tenho dúvidas, porém também temos vários restaurantes que já seguem este conceito. Em Puerto Iguazú, por exemplo, existem muitos restaurantes que pensaram em tudo: desde a decoração até o empratamento, passando por um atendimento especial. Tudo pensado a fidelizar o cliente.

Aqui no  blog eu tenho uma série “Um restaurante por mês”, onde procuro mostrar um pouco que a experiência de comer bem não é só “comer bem”, mas sim você se sentir acolhido em determinado restaurante.

*Artigo originalmente publicado na Revista Sobre Rodas. Edição Julho 14. Ano 04.

Garon Piceli

29 anos, dramaturgo e jornalista com especialização em cinema pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Buenos Aires. Pós ecouton em turismo pela Université Paris Sorbonne. Leia meu livro no Wattpad: https://goo.gl/wQi7Mx Contato: garonphn@gmail.com

Uma resposta para “O design gastronômico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s