O termo “design” é muito usado na comunicação para idealizar algo relacionado a criação e elaboração de campanhas. Um design clean, por exemplo é uma marca registrada dos produtos da Apple.

Mas o design está em todas as partes. Na forma como nos relacionamos com as pessoas: é o design interpessoal. Na forma como a cidade está estabelecida: é o design urbano.

Assim, design acaba sendo um termo voltado para a forma como o homem se relaciona com o desenho. E como o homem se relaciona com a gastronomia?

É o design gastronômico.

O design gastronômico começa quando o empreendedor pensa no conceito do restaurante. E isso tem que ser na planta, ou seja: no começo de tudo. A cor das paredes. A decoração. O estilo da gastronomia que será ofertada e até a montagem do prato.

Tudo em um restaurante é um conceito que deve seguir um fluxo.

Você sente uma ruptura neste design quando faz indagações sobre a estrutura do restaurante em relação com o tipo de prato servido. Ou quando o conceito do restaurante é legal, mas o serviço é péssimo

O design gastronômico é algo que conquista não só pelo paladar, mas pela experiência em 360º. Que te submerge por completo.

Que Foz do Iguaçu tem muito a aprender com o design gastronômico, isso não tenho dúvidas, porém também temos vários restaurantes que já seguem este conceito. Em Puerto Iguazú, por exemplo, existem muitos restaurantes que pensaram em tudo: desde a decoração até o empratamento, passando por um atendimento especial. Tudo pensado a fidelizar o cliente.

Aqui no  blog eu tenho uma série “Um restaurante por mês”, onde procuro mostrar um pouco que a experiência de comer bem não é só “comer bem”, mas sim você se sentir acolhido em determinado restaurante.

*Artigo originalmente publicado na Revista Sobre Rodas. Edição Julho 14. Ano 04.

Um comentário em “O design gastronômico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s