Em alguns países da europa a Economia Criativa é tão importante para o Produto Interno Bruto (PIB) que é considerado ministério.

A gastronomia cresceu muito nos últimos anos e continuará crescendo no Brasil. O principal fator de desenvolvimento socioeconômico, na minha visão, é a geração Y (ou os millennials) chegando na casa dos 30 anos. São jovens que gostam de coisas novas, diferentes e atuais. É a geração que impulsiona a economia criativa.

E ser criativo ao empreender é justamente isso: dar valor ao trabalho – ou proposta – e depender do talento das pessoas que o fazem, e não do tamanho da empresa e da quantidade de capital que ela possui.

Um grande exemplo de empreendedor criativo com um mix de gastronomia em Foz do Iguaçu é o Zeppelin Old Bar. Alguém consegue acreditar que ele ficou no papel por 5 anos esperando investimento? Pois é, um dos principais bares da noite iguaçuense ficou um bom tempo na gaveta de molho. Bom… o bar saiu do papel e o que será que mantém ele de pé já consolidado no mercado?

As novidades, a criatividade e a fidelização ao nicho! São estas características que mantém o bar sempre na ativa e sempre a frente de todos os outros.

Sobre o nicho: é um ponto chave da economia criativa. Vemos um investimento alto e grandes novidades em Foz do Iguaçu. Temos o Europa Bar, o Bad Ass Café e o Amarantha Pub. Consumidores/públicos que estão se destacando na cidade.

Temos visto na região espaços nos quais as conexões, inovações e cultura revelam e valorizam as singularidades locais, em dimensões tão complementares quanto a economia, a cultural, a social, a urbanística e a turística.

Devemos continuar valorizando e apoiando estes espaços, pois este é o futuro onde cada vez mais a geração Y ocupa um maior valor na economia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s