Até pouco tempo eu era muito inocente nessa coisa chamada “negociação”, que é quando você conversa com qualquer pessoa e impõe o seu ponto de vista de forma clara.

Há alguns anos fiz o Dale Carnegie (Do famoso Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas), o que me ajudou a me entender como ser humano, e principalmente entender o próximo e valorizar muito as pessoas com quem mais convivo. Entretudo, nada do que li até agora mexeu tanto comigo quanto o livro de Jacob Petry, “Poder & Manipulação”.

Nesse livro o autor destrincha a obra d “O Principe” de Maquiavel, e nos dá um panorama de como e onde podemos aplicar os seus ensinamentos, com muita didática e um linguajar bem afiado, mas tudo bem atual e adaptado ao nosso momento histórico.

Você pode usar o que aprendeu no livro para controlar os seus desejos frente as outras pessoas, ou usar para se defender dos manipuladores e de posse de ferramentas concretas para agir com mais segurança, ousadia e astúcia perante a vida.

Confira alguns motivos que eu acredito que essa leitura seja válida:

  • 1 – Como lidar com adversários – Adversários não são apenas as pessoas que jogam no outro lado do time, são pessoas que estão do seu lado prestes a puxar o seu tapete e estão mais próximas que você pode imaginar. No livro, o autor comenta como podemos nos distanciar dessas pessoas, e principalmente, ocupar espaços para crescer ainda mais.
  • 2 – O que fazer para obter prestígio – Esqueça o papo do empreendedorismo de palco, prestígio é algo que não vem de uma hora para outra, é aquilo que você cultiva, mas principalmente ações precisam ser traçadas com muito planejamento e dedicação.
  • 3 – A arte de se reinventar constantemente – A necessidade move o mundo. Se você não tem nada que p faça ser extremamente necessário para o outro, ele o deixará de lado no primeiro obstáculo que se impuser entre vocês dois.
  • 4 – Não há mérito ao trair os seus amigos – Muitos usam a expressão “maquiavélica” para designar atitudes não tão honradas, porém o que o Príncipe nos diz é o contrário: a honra é o que mais dignifica o homem.
  • 5 – Abandone os dogmas e doutrinas – Convicções, doutrinas e dogmas sempre são frutos daquilo que carregamos na memória. A memória sempre é fixa, ela responde a padrões. Por isso, alguém que está agarrado a sua memória, que é oprimido pelas suas crenças, nunca estará livre.

Vale citar que ganhei o livro da querida Noeli Knop. Eu havia me interessado pela leitura, depois que vi um post dela sobre o livro, pedi emprestado e o que recebi foi o livro de presente, em maio desse ano.

A edição é da Faro Editorial, com 170 páginas. Garanto que você lerá em uma sentada pois é impossível desgrudar os olhos dos ensinamentos que o autor nos apresenta.

A versão física do livro, você encontra na Saraiva on line custando R$ 21,90. Se você usa o Kindle pode economizar uns trocados e pagar R$ 17,58.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s