Em seu novo viral, a Dove provocou em mim sentimentos que nenhuma outra campanha publicitária fez.
Isso porque a empresa de beleza mexe com o mais íntimo das pessoas: “A percepção do eu, por eu mesmo”. Provocando o Ego, o ID, o Superego e o Alterego, tudo junto.
O que eu percebo é que cada um se acostumou tanto com ser “você mesmo” que já não importa falar bem de si. Nós temos uma percepção insegura e falha de nossos atos e de como realmente somos. E a Dove mostra isso claramente no vídeo.
Mas não é só no campo da beleza que nos vemos alterados. Além de feios, somos burros, não sabemos fazer nada e apenas estamos friamente desinteressados em nós mesmo.
Acredito que isso aconteça vorazmente nesta geração, pois não temos o contato mais com o processo de criação da vida. Tudo precisa ser rápido, mastigado e para ontem. Dessa forma para quê me valorizar se não há importância?
Trauma – Eu tenho em mente uma figura de um homem de grande estrutura e de voz grossa falando para mim: “Você não sabe fazer nada certo! Não vai dar em nada mesmo”. E isso constantemente mexe comigo. No mesmo sentido que eu luto contra tentando sempre dar o melhor de mim em qualquer projeto que estou incluído, essa figura é traumática e me deixa sempre triste. Porque penso na recepção das pessoas em meus trabalhos. Será que sou realmente valorizado pelos amigos, família e relacionamentos? Será que ando fazendo a coisa certa?
Mas sempre esqueço que o melhor não é “fazer a coisa certa” e sim “fazer a coisa certa para eu mesmo”. O foco e a direção é completamente diferente. É como depositar a recompensa na própria esperança.
Além de vender muito bem a sua marca, a Dove promove um auxílio psicossocial de relevância para todo o mundo. Todos deveriam ser mais gratos pela beleza natural, pela inteligência natural, pela força natural, espírito humano natural que cada um temos, tenho certeza.
Muito bom, adorei!!
CurtirCurtir