Nunca dei tanto conselhos amorosos a casais como no final de 2013. Quero agradecer muito a essas pessoas que me confidenciaram os seus sentimentos. Me permitindo, por muitas vezes, apontar erros e acertos.
Em cima dessas conversas, elaborei uma pequena lista com 7 dicas e meia para ter um relacionamento profícuo neste ano vindouro e nos próximos.
1 – Ter o próprio espaço: Amar é importante. Querer a pessoa por perto é gostoso. Mas é preciso ter a própria vida. Ter um espaço respeitando o relacionamento, lógico.

2 – Sentir saudade: É fundamental sentir a falta. A gente sente quando passa o dia sem ver a namorada/o. Mas tente mais que isso. Pegue um livro para ler ou combine de encontrar os amigos antigos em uma sexta a noite. E não se preocupe no que a outra pessoa esta fazendo. Se ela te ama, também está sentindo saudade.
3 – Tenha ciúmes, mas sem excessos: Talvez é a coisa que mais me distraia em um relacionamento. Sentir muitos ciúmes é neura. Com os excessos de informações que depositamos nas redes sociais seguir os rastros digitais nos deixam muito próximos da pessoa. Procure o máximo evitar passar por stalker ou investigador. Pergunte quem está dando em cima, mas faça esta conversa ser carinhosa e não inquisitiva à beira de parecer estar em um paredão de fusilamento. Ninguém quer se relacionar com o Hitler.
4 – Pergunte se está tudo bem: A falha na comunicação geralmente é o pior problema de um relacionamento. Um olhar torto, uma risadinha não correspondida ou uma conversa fria e gelada no talk do Facebook pode colocar tudo a perder. Pergunte se a pessoa entendeu o que você quis dizer e seja claro!
4 1/2 – Nunca finja que está tudo bem: Se você não está se sentindo bem: FALE! Não dê indiretas e não guarde rancor. Se algo te incomoda fala na hora. Pode ser até alguma neura ou falha de comunicação que a sua parceira/o irá solucionar no momento.
5 – Não pense apenas em você: Um relacionamento não é feito somente para uma pessoa. E sim para o casal. Nunca nenhuma das partes estará 100% satisfeita. Mas imagine no que é melhor para vocês juntos. Mesmo com diferenças, tente encontrar um denominador em comum -> Um gênero literário… um jogo… um seriado. E joguem conversa fora!
6 – Dê carinho: Já pensou em oferecer cafuné sem esperar nada em troca? Ofereça carinho incondicionalmente. E agradeça quando receber um afago!
7 – Diga o quanto ama: A gente vive em um mundo tão líquido. As coisas se amarram e desfazem com tanta facilidade. Isso está na nossa atmosfera. Então diga para a pessoa como ela te faz bem. E como você quer fazer o bem para ela.
Vamos tentar?