Esses dias fui convidado para conhecer mais um novo estabelecimento gastronômico em Foz do Iguaçu, o Brazilian Food Tales.
É difícil de explicar o conceito montado pelo Fábio Del Antonio Taveira, mas logo que entende, você se apaixona e se delicia com tudo. Primeiro, eu começo dizendo que o Brazilian Food Tales se parece mais com uma aula de culinária e história que um restaurante, propriamente dito.
O chefe fica ali, há alguns metros de você, atrás da bancada explicando o processo como ele finalizou a comida e a todo momento contextualiza de qual momento histórico aquele prato saiu.
A experiência é dividida em várias partes, de acordo com a evolução da gastronomia brasileira:
- A base indígena
- A chegada portuguesa
- Em busca de uma identidade brasileira
- A apoteose sertaneja
Cada parte, o chefe fala dos costumes da época e como os habitantes do Brasil, em cada período, prepara suas próprias comidas, e como tudo isso moldou a nossa cultura e paladar.
Em A base indígena é servido o pirarucu no moquém e na cura de pimenta de cheiro, pupunha assada com mel de jataí, abacaxi nas cinzas e vinagre de frutas com amendoim torrado.
Em A chegada portuguesa, é servido um duo de moquecas com urucum, óleo de babaçu e surubim e outra com dendê, leite de coco, pimentões, tomate, coentro e surubim.

Na fase Em busca de uma identidade brasileira é servida a feijoada típica completa, bem gourmet e com toques do chefe.
A Apoteose sertaneja com carne de sol (angus precoce), baião de dois, duo de abóboras e paçoca de carne.
Além dessas gostosuras todas, no final do banquete, o chefe ainda nos surpreendeu com um show de flauta doce, tocando os clássicos do chorinho nacional.
E para finalizar a noite com chave de ouro: os clássicos doces brasileiros <3
Brazilian Food Tales acontece na Casa do Chef, no Beco Lorena, 119 Foz do Iguaçu. Reservas: (45) 99129-1828. O vinho é servido à vontade.