Eu adoro a internet, principalmente o poder de escolha que ela proporciona. Nela eu sou livre para curtir o que quiser. Nela eu decido se navego pelo site A ou B. Eu escolho que música ouvir. Na internet escolho o que falar (há controvérsias), porém principalmente na internet eu, por fim, manifesto um dom que todos nós temos : o da comunicação.

Odeio quando falam estão “orkutizando” ou até “agora todo mundo tem um blog”. Estes pensamentos chegam a ser contraditórios, pois a rede mundial de computadores é feita para todos. As pessoas que pensam assim se esquecem que o Orkut e a popularização dos blogs faz parte da história da internet e está cumprido com o seu papel, a democratização da informação.

Neste post darei continuidade a série “Experiências na Internet” que começou quando contei a história do ex-governador do Rio Grande do Sul com o Twitter e com os seus amigos de Foz do Iguaçu – relacionamento feito pelas redes sociais; depois continuou com as atividades desenvolvidas com o @naosalvo, BlogTurFoz e @hojevouassim.


#ABANDAMAISBONITADACIDADE
Tudo começou há mais de um ano, claro com o vídeo arrebatador de “Oração”. O fantástico plano sequência foi destaque em todas as timelines do Brasil, logo em seguida capa em todos os veículos de comunicação. Foi uma explosão e até virou meme. O meme mais bonito da cidade.

Para mim, foi uma grande oportunidade de conhecer uma Banda realmente incrível, com músicos incríveis e compositores igualmente incríveis. Verdadeiramente, foi tudo arrebatador.

A partir daí comecei a torcer (torcer diferente de evangelizar, que fique claro) pela Banda. Acompanhei a vaquinha on-line para a gravação do CD e me sentia sempre presente em qualquer grande conquista da Banda.

É interessante observar que escolhi segui-los porque depois que eu os descobri fui pesquisar, diferentemente de ser empurrado guela a baixo. Como de costume acontece.

Essa relação pós-moderna que temos com este tipo de cultura é o mais interessante. É a identidade pessoal formando uma platéia, não o contrário como ocorre nas mídias tradicionais, há alusão dos gostos.

Porém o sucesso desse novo fenômeno não se deve só a internet, mas também a “Relações Saturadas”, um movimento que estuda a alteração da perspectiva pessoal em relação a mídia. Quer dizer, o público não está mais fidedigno a só um modus operandi. O público está na TV, na internet na revista. Ele precisa estar em todos estes lugares e precisa ver a interação entre eles.

Voltando a falar sobre o meu encontro com a Banda Mais Bonita em Foz do Iguaçu…

Estava na reunião que foi cogitada a ideia da festa para a celebração das Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas do mundo. O organizador (Gilmar Piolla) falou “precisamos de envolvimento das pessoas, dos jovens que ajudaram a eleger”. Eu logo pensei, o sucesso da campanha Vote Cataratas foi nas mídias sociais (Facebook, Twitter) então porque não convidar uma banda que começou a fazer sucesso na internet. Logo sugeri: “trás a Banda Mais Bonita da Cidade, eles estão na ‘boca da internet´”.

Fiquei muito feliz quando soube da confirmação. Depois fiquei muito emocionado e muito honrado quando fui convidado por intermédio da Mariana Serafini para entrar no camarim da Banda, minutos antes do show.

Como em uma relação super moderna, eu não saí abraçando todo mundo e muito menos chorando de felicidade pedi um autógrafo. Para que fazer isso se posso conversar com Banda todos os dias pelo Twitter ou pelo Facebook?

Esse contato que a internet nos permite, quebrou um pouco dessa euforia. Eu acho isso bom. Também não tirei uma foto com ninguém da banda. Por mais que eu curta muito eles, não faz diferença. Nunca achei necessário este estrelismo e acho bom que a internet não crie estrelas. Ela só destaca as pessoas que são realmente boas e você segue por afinidade. Não porque uma mídia colocou na sua mente que eles são os melhores do mundo e que você deva correr atrás deles pelo amor de qualquer deus.

Eu simplesmente dei um oi, falei que gostava muito deles – e os citei MUITO no twitter!

O show? Ah….. o show foi simplesmente maravilhoso!

@maserafini @lianagratieri e eu (@garonpiceli) curtindo o show mais bonito da cidade :~

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s